OpiniãoMinimize
Hoje o grande desafio do desenvolvedor é assimilar uma grande quantidade de novas tecnologias que chegam com uma velocidade espantosa.
Perfil em tecnologia .NET
 

XML, a sigla da moda.
Lendo uma matéria publicada na revista MSDN edição 9 de 2004, observei que é quase que um consenso geral entre os desenvolvedores o uso do XML. Mais não podemos sair por aí usando XML, somente para dizer que uma aplicação Web ou sistemas são modernos por usar essa tecnologia. Temos que fazer uma análise para tirar o melhor proveito. Por exemplo, quando li o primeiro artigo de XML com SQL, pensei, vou jogar no lixo, tudo que aprendi sobre TSQL, mais com o passar do tempo percebi que vou continuar usando o velho e ótimo TSQL por muito tempo, pois temos que tirar proveitos da perfornance e do modelo relacional, utilizando índices e intregridade, etc... Resumindo a grande vantagem do XML é quando você quer utilizar um sistema de tipo para conter dados independente da platarfoma. Por esse motivo o XML é a base dos Web Services. Por isso use o bom senso na hora de desenvolver. Assis em 21/08/2004, para entrar em contato envie um e-mail para
admin@softwise.inf.br.

 

O que aconterá em 2004, texto editado em 02/01/2004.

 

O texto abaixo foi escrito em 02/01/04 e por questões de melhorias e ajustes nos produtos será bem provável que estará no mercado somente em 2005.

O que vai anconter em 2004 ?
Para os que gostam de tecnologia, começo o ano de 2004 comentando sobre o PDC (Professional Developers Conference) que foi realizado em Los Angeles entre 25 e 30 de outubro. Vai ser lançado em 2004 o novo SQL Server apelidado de Yukon e novo Reports no SQL Server. O novo Visual Studio.NET (Whidbey), apesar da Microsoft afirmar que o Visual Studio.NET 2003 é produtivo, quem conhece o bom e velho Visual Basic 6.0 sabe que o novo produto no modo WinForms deixa a desejar, pois o velho VB encapsula muito código, conseqüentemente reduzindo a quantidade de linhas de programação e com isso torna-se muito produtivo. (Fica meu registro dizendo que o produto Visual Studio .NET 2003 é excelente, e não dar para fazer comparações.) Mas acredito que a Microsoft ouviu os desenvolvedores e estará lançando o novo Visual Studio .NET em 2004, mais produtivo, rápido e integrado do que a versão anterior. Alguém já antecipou que haverá uma redução em linhas de código em cerca de 70% e se chegar a 30% eu já fico satisfeito. Somente para ter uma idéia, quando você arrastar uma tabela para um form no ambiente integrado do seu projeto, a conexão é montada e os dados são mostrados, sem você escrever nenhuma linha de código. Vamos esperar para ver. Mais a grande evolução fica por conta do novo sistema operacional apelidado do Longhorn, ainda não sabemos se vai ser Windows 2004, ou outro nome, mas sabemos que, vai ser composto de três subsistemas básicos: O Avalon, o WinFs e o Indigo. O Avalon é a camada de apresentação, que explora o máximo da interface gráfica, dar para perceber que teremos que usar uma placa de vídeo muito boa, para que possamos utilizar todos esses recursos. O WinFs é a camada de armazenamento inovadora baseada em SQL Server, isso se traduz em simplificar o processo de armazenamento, organização, localização e compartilhamento de dados do usuário mais eficiente. O Indigo é a camada de comunicação que se resume em um conjunto de tecnologias .NET para construção e execução de sistemas conectados, que também será suportado pelo Windows XP e o Windows Server 2003. O objetivo do novo sistema é tentar juntar as aplicações Windows ou Web independente da forma de funcionalidade, sejam elas isoladas ou conectadas e utilizando a idéia de Arquitetura Orientada a Serviços. O texto foi editado por Assis em 02/01/2004 e se você gostou envie um e-mail para
admin@softwise.inf.br pois a sua opinião é muito importante.

Hoje o grande desafio do desenvolvedor é assimilar uma grande quantidade de novas tecnologias que chegam com uma velocidade espantosa.

Opinião
O objetivo do portal Softwise é desenvolvimento e testes de aplicações na plataforma .NET e todo o seu código faz parte do start kit fornecido pela microsoft. Escolhi o VB.NET, por conhecer as versões anteriores do Visual Basic. A linguagem C# (C sharp) também é uma boa opção e é muito utilizada na própria microsoft. O WebMatrix foi escrito com ela. Para acelerar o aprendizado dessas linguagens a microsoft disponibilizou uns kits de início. Os Starter Kits são 5 exemplos de aplicações ASP.NET onde é possível encontrar códigos que auxiliam no desenvolvimento de tarefas comuns na Web. Cada exemplo está completo e bem documentado de forma que você pode usar os códigos para começar a desenvolver os seu projetos ASP.NET hoje mesmo. O melhor, quem não dispõe do Visual Studio .NET ou o SQLServer, pode efetuar o download do WEB MATRIX para começar a desenvolver e do MSDE(SQL simplificado), aproveite que é gratis(free). Andei assistindo paletras sobre o tema e também fiz alguns cursos como ASP.NET e VB.NET oficiais microsoft. Por falar em palestra essa última em 18/09/2003, aqui no hotel Glória, um Road Show de .NET, com dois palestrantes estrangeiros (tradução simualtânea) e dois brasileiros Fabio Galupo e Mauro Santama foi o máximo. Mas na minha opinão para quem já possui alguma experiência os Starter Kits valem mais que muitos cursos. Agora para os iniciantes um bom curso ajuda muito. Parabéns a microsoft por essa iniciativa. O texto foi editado por Assis em 13/07/2003 e se você gostou envie um e-mail para
admin@softwise.inf.br pois a sua opinião é muito importante.


 

Atalhos .Net

StarterKits download
 
Teste seu conhecimento
 
Tutorial de VB.NET, C# e mais...
 
Print  

 Sobre    
Fotos artisticas
Enter TitleMinimize
O ASP.NET Portal Starter Kit demonstra como voce pode usar o ASP.NET e o .NET Framework para construir uma aplicação de portal para intranet ou internet. O Portal Starter Kit oferece toda funcionalidade tipica de uma aplicação de portal, incluindo:

 
  Todo o código contido no Portal Starter Kit é livre para uso e download e pode ser usado em suas aplicações. Mas se você preferir, você pode customizar o portal para seu uso sem escrever uma linha de código. O portal inclui administração e construção de páginas para configurar seu portal, adicionando conteúdo e configurando opções de segurança.
 

Entendendo o Portal
Essa página explica como os usuários interagem como o portal, e como a ferramenta administrativa é usada para customiza-lo. Para ver o código fonte e como o portal foi construído.


 

Portal Tabs  

O conteúdo no portal esta agrupado por Tabs. Por exemplo, o portal possui tabs de conteúdo:

 
Você pode criar tabs visíveis somente para certos usuários. Por exemplo, você pode criar um tab privado somente para usuários que "gerenciam o portal"possam ver. Veja Gerenciando o layout do portal (Managing Portal Layout) para aprender como criar um tab, e Managing User Security para aprendder como controlar o acesso do mesmo.


 

Portal Módulos  

O módulos do portal são agrupados por partes de código e UI para cada funcionalidade a usar, lista de discussão, dados, gráficos and textos, são agrupados por região do relatório. Tipicamente, os módulos do portal devem ser agrupados sobre cada tab. No exemplo abaixo, o tab Iniciar do portal tem sete módulos:
 
Quando um usuário entra no tab Iniciar, o framework do portal ler a descrição do tab para configuração do arquivo e automaticamente monta a página do módulo portal associado com o tab. No exemplo o Home tab é composto dos módulos abaixo:
  1. Módulo de Login (Sign-in module): O portal framework insere esse módulo se o usuário não se autenticou.
  2. (Atalhos)QuickLinks module: Mostra uma lista de links para ASP.NET.
  3. Módulo Html (Html/Text module): Uma parte de Html, incluíndo texto e imagens. Uma alternada versão texto para suprir usuários móveis.
  4. Módulo Acontecimentos (Announcements module): Uma lista de anúncios, com sumários novos ítens, e links para mais informação.
  5. Módulo Eventos (Events module): Lista Eventos, incluindo data, hora localização e uma breve descrição.
  6. Outro módulo Html (Another Html/Text module): Um pedaço de Html, incluindo imgnes e textos.
  7. Módulo XML (XML module): Resultado de um XSL/T transformado para um arquivo XML.
Construindo módulos no portal (Built-In Portal Modules)
Voce pode usar múltiplas instancias de módulos no portal, por exemplo um HR Links módulo e um módulo Produto Links. O Portal Starter Kit contém 10 módulos básicos, conforme listados abaixo. Quatro de --Acontecimentos, Contatos, Eventos e HTML/Text e suporte alternativo para dispositivos móveis.

 


Acontecimentos (Announcements)
Esse módulo faz uma lista de acontecimentos. Cada acontecimento inclui título, texto e um link "leia mais...", e você pode configurar para expirar automaticamente em uma data específica. Acontecimentos inclui e edita páginas que usuários autorizados podem armazenar em base de dados SQL.


Contatos (Contacts)
Esse módulo lista informações de contato para um grupo de pessoas, por exemplo uma equipe. A versão móvel desse módulo também prove de um link telefonico para contato, quando o módulo é mostrado no telefone sem fio. Contatos inclui uma página editável, que usuários autorizados podem editar e armazenar informações em base de dados SQL.


Lista de discussão (Discussion)
Esse módulo lista um grupo de mensagens sobre um tópico especifico. Lista de discusão inclui leitura e responder essas mensagens nas páginas, que usuários autorizados podem adicionar novas mensagens. Os dados da lista são armazenados em base de dados SQL.


Documentos (Documents)
Esse módulo mostra uma lista de documentos, incluindo links para "browse" ou "download" de documentos. Documentos inclui uma página editável, que todos os usuários autorizados podem editar as informações e armazenat em base de dados SQL. O documento deve ter um link via URL ou "uploaded" ou dentro de uma stored procedure em uma base de dados SQL.


Eventos (Events)
Esse módulo cria uma lista de eventos a serem apresentados, incluindo dia e local. Um evento individual pode ser configurado para expirar da lista automaticamente depois de uma data definida. Eventos incluem uma página editável, que usuários autorizados podem editar e armazenar em base de dados SQL.


Html/Text
Esse módulo faz um corte (copia/colar) de HTML ou texto. O módulo Html/Text inclui uma página editável, que usuários autorizados podem colar HTML ou texto diretamente nele. O retalho pode ser armazenado em base de dados SQL.


Imagem (Image)
Esse módulo faz (inclui) uma imagem usando a TAG IMG em HTML. Esse módulo configura uma TAG IMG e seta o atributo para uma URL relativa ou absoluta, então, é claro o arquivo de imagem não precisa estar armazenado no portal. Esse módulo expoe todos os atributos da imagem como altura/largura (height/width) etc. Imagem inclui uma página editável que guarda essas configurações no arquivo do portal.


Links
Esse módulos faz uma lista de hyperlinks. Links inclui uma página editável que, usuários autorizados podem armazenar os links em uma base de dados SQL.


QuickLinks (Atalhos)
Esse módulo tem uma lista de hyperlinks. Com essa opção voçê pode edita-los e gravar páginas html em banco de dados SDQ Server.


Xml/Xsl
Esse módulo torna o resultado de um arquivo XML/XSL transformado. Arquivos XML e XSL são identificados por seucaminho UNC dentro das propriedades xmlsrc e xslsrc do módulo. O módulo Xml/Xsl inclui um editor de página, que pode ser configurado para uma base de dados SQL.


 
Customização dos módulos do Portal
Você pode criar seus próprios módulos customizados e adiciona-los ao framework do portal.
 


 

Gerenciando o Portal  

Usando a ferramenta de admisnitração
O Portal contém uma ferramenta de administração online que usuários administradores pode se autenticar e alterar o layout, comentários e as regras de segurança do portal.

Para isso basta efetuar o login na página principal e depois clicar no botão (Entrar). Se você nunca efetuou um login, não tem problema, basta clicar em novo e efetuar o cadastro.

Site Settings

 

 
Print  

PatrocíniosMinimize
Print  

AnúnciosMinimize
Print  

 
HomeFotosLinksCursosRefletirHistóricoProjetosDownloadsSobreFale Conosco
 
Copyright 1998-2010 by Softwise Consultoria e InformáticaTerms Of UsePrivacy Statement